Pular para o conteúdo principal

NOTAS UMBANDISTAS SOBRE A INVEJA

O que é?





É quando a felicidade do outro lhe causa desconforto podendo desencadear 2 sentimentos sequentes: a vontade de ter ou ser o que o outro é ou a vontade de que as coisas do outro não dê certo.

Lenda sobre Inveja:

Contam algumas lendas (ex.: Otelo de Shakespeare) que assim como o bicho papão a Inveja é um ser que pode assumir / transformar-se em várias coisas e objetos (quase igual ao bicho papão).

Exemplos:

Situação: Você come um lanche diferente, imediatamente o outro quer.
Observação: O lanche estava lá! O invejoso nunca quis, agora porque você fez, o outro quer. Ele precisar ter.

Situação: Você viaja para um lugar, imediatamente o outro quer.
Observação: O lugar está lá para todos viajarem, mas porque você conseguiu ir para lá primeiro ou mostrou fotos de diversão, o outro quer.

Situação: Você compra um Brajá, imediatamente o outro quer.
Observação: "Eu sempre quis um Braja".

Situação: Você é promovido no terreiro.
Observação: inveja má ("eu queria ser, eu que vou ser o próximo"), inveja boa ("vou me espelhar no fulano", "espero que fulano possa me ensinar").

Você ganha um título ou é promovido, imediatamente o outro quer.
Observação: Quer agora? Justamente porque você conseguiu? Porque o invejoso não conseguiu isso antes?

Você é convidado para alguma coisa, imediatamente o outro quer.
Observação: Se você foi convidado e o outro não, significa que ninguém quer ele(a) lá, mas o invejoso sempre dá um jeito de se oferecer, de invadir as coisas alheias.

Você faz um bolo, e imediatamente a pessoa faz.
Observação: Bolo está lá, qualquer um pode fazer. Tem 365 dias do ano para fazer um bolo de cenoura. Você faz hoje e a pessoa faz amanhã, coincidência?
Você faz um curso, imediatamente o outro quer.
Observação: Estudar é sempre bom, mas repare quem estuda pelo conhecimento x quem estuda porque não pode ficar para trás. Quem estuda para aprender é sábio. Quem estuda pela inveja, pelo ciúmes ou por um certificado é fútil.

Você troca de carro, imediatamente o outro quer.
Observação: Vá lá e troque. Trocar de carro ou adquirir um bem precisa ser pelo nosso esforço e merecimento.

Você compra uma roupa o outro quer.
Observação: Você pode ter a roupa que quiser, mas por favor, não perca sua identidade. Não tente copiar até a personalidade do outro.

Estaria aqui a inveja se transformando o objeto de desejo alheio para confundir as pessoas? Querer o que o outro quer não nos qualifica para obter. O que nos qualifica para obter o que o outro tem são os nossos esforços, as nossas atitudes.

Características do invejoso:



- Ele é imediata, quando vê o que o outro tem ele é atacado pelo faniquito.
- Ele é investigativo em detalhes: o que? Quanto? Onde? Tem verde?
- Fala mais do que faz.
- Por dentro fica desconfortável.
- Diz eu quero, eu preciso!

Características da inveja boa:

- Tem a humildade de dizer "Foi o outro que me indicou"
- Diz você me recomenda?
- Elogia a situação a outros.
- Por dentro a pessoa fica feliz com a conquista do outro.

Impactos energéticos da inveja:

Quem pratica a inveja recebe a energia negativa de volta, pois o outro não está fazendo nada de errado, pelo contrário, está lutando na vida para ter as coisas e não merece este tipo de energia. Então diante da lei divina, quem pratica a inveja está a mercê de correção. Como ou o que esta pessoa tem que aprender na vida é o carma dele (a).

Quem recebe a inveja pode passar por sintomas de carga (Abertura de boca, dores, cansaço, etc), a melhor forma de cortar esta energia é atuar com o trono da lei (Ogum e Yansã) ou trono da Justiça (Xango e Egunitá).

O Trono da lei age cortando a energia negativa que as vezes nem imaginamos de onde vem. Já o trono da justiça acessa os invejosos para julgar suas intenções, ações, pensamentos, fala e atitudes.

Dicas para você que tem inveja:

Mire em pessoas bem sucedidas (Com bons empregos, com acessos a lazer, pessoas felizes, pessoas bem cuidadas, pessoas com saúde, etc) não porque as inveja, mas porque as admira e tenha a humildade de perceber isso.

Peça ao trono da Lei que lhe de forças para ter as suas coisas, não porque o outro decidiu ter ou fazer, mas porque é importante para você.

Peça ao trono da justiça que você seja merecedor (a), não por que o outro é, mas para que os Orixás lhe ensinem a merecer.

Perca menos temo curiando as coisas do outro e invista mais tempo atrás das suas.

Tem coisas na vida que a gente não precisa falar, se queremos, basta ir lá, dedicar-se e fazer. É extremamente desagradável ficar fazendo interrogatório sobre o que o outro conseguiu.

Dicas para quem sofre a inveja:

Fique feliz! Quando alguém te inveja, quando alguém te copia é sinal que você é líder e como tal, dá modelos para que outras pessoas o façam.

Proteja-se com banhos de defesa, pois você nunca sabe se está recebendo energia de uma inveja boa (por admiração) ou má (por incompetência alheia, desejam que você não dê certo).

Ter uma pimenteira ou pé de arruda em casa ou no escritório é um ótimo recurso contra inveja.



Leia versículos da Bíblia, faça preces, orações e benzimentos:






O que dizer a um invejoso?
Diga: "Desculpe, nunca tive a intenção de gerar em você sentimentos ruins. Estou ocupado demais cuidando dos rumos da minha vida."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios