Pular para o conteúdo principal

EXU QUEBRA GALHO: DA QUIMBANDA PARA UMBANDA

EXU QUEBRA GALHO NA QUIMBANDA

Assim como a Umbanda, a Quimbanda acredita em sete linhas, porém, sete linhas diretamente ligadas à esquerda ou magias negras: Linha das Encruzilhadas (1), Linha do Cruzeiro (2), Linha das matas (3), Linha da Calunga Pequena/Cemitérios (4), Linha das Almas (5), Linha da Lira (6) e Linha 
da Calunga Grande / Praias (7).

Na maior parte das doutrinas quimbandeiras, há uma hierarquia de como estes Exus estão ligados ao Mistério do Maioral: 


(Foto da fonte: https://sites.google.com/site/kinbanda/hierarquia)

Na hierarquia acima o Exu "Quebra Galho" aparece na Calunga, todavia, em função do seu nome, parece muito mais um Exu ligado à linha das Matas. Em Quimbandas Cabalísticas aparece como "Baechard".

Em outras casas de Quimbanda ele pertence à falange do Exu Rei das Matas. Praticantes de magia negra relatam que em seus trabalhos nas matas ouvem os estalos dos galhos, as vozes e espíritos da floresta, etc.

Na antiguidade e em alguns tipos de tripo, bonecos de vodu eram feitos com madeira, como se o espírito das plantas tivessem certo poder sobre os espíritos das pessoas. Em religiões de bruxas, a madeira é elemento essencial para queimar, consagrar, amarrar, etc.

EXU QUEBRA GALHO NO CANDOMBLÉ

Em algumas casas de Candomblé, observamos magias e até certos Ebós cujo final acaba amarrado em uma árvore. Podemos associá-lo também ao mistério de Iroko. 

Irôko é o comandante de todas as árvores sagradas, o vanguardeiro, os demais Osa Iggi devem-lhe obediência porque só ele é Iggi Olórun, a árvore do Senhor do Céu. De impulsos tempestuosos, apesar de suas Kantigas serem alegres. Todos os Orixás são Tempo e o Tempo está em todos os Orixás. 

Quando Exu Quebra Galho aparece no Candomblé, ele pode estar associado a Iroko, Ossae, Oxossi/Odé, Otin, etc. 

EXU QUEBRA GALHO NA UMBANDA

Em correntes de Umbanda o Exu Quebra Galho vem aparecendo prestando serviços à linha de Oxossi (Matas) e Ogum (por ser um Exu, um senhor de caminhos). Embora poucos médiuns trabalhem com ele (ainda hoje), temos percebido esta migração de Exus, seus mistérios e atuações. 


"Quebrar um galho" no senso comum corresponde a fazer um favor. Seus médiuns observam que este Exu é muito solicito à prestar a sua caridade, desde que sejam tratados adequadamente, desde que haja merecimento, desde que haja permissão divina.

Se formos mais afundo em seu nome, devemos perguntar o que é um "Galho"? Galho nada mais é do que uma parte do caule de uma árvore ou planta, dando acesso aos seus frutos ou raízes pelo interior da mesma. Para o lado de frutos, este Exu pode ser indicado para trabalho de prosperidade. Pelo lado de raízes pode trabalhar rompendo questões de difícil solução: apegos, separações, rompimentos, etc.  
PONTOS CANTADOS DE EXU QUEBRA GALHO







CONCLUSÃO

O Mistério de Exu é muito maior para ficarmos brigando se este é de Umbanda, de Candomblé e de Quimbanda. Exu é caminho em qualquer lugar que ele esteja. Se seu uso é para o bem ou para o mau, isso não depende apenas da religião e doutrina, mas do usuário. 

Todas as religiões tem os seus bons e maus frequentadores. Não adianta atribuir à Exu a maldade alheia, se a fonte raiz do pedido é da matéria. Que o Exu Quebra Galho nos auxilie em seu mistério seja ele onde for. Que possamos quebrar os galhos que nos atrapalham a visão, o sono e a vida!

Que possamos renovar nossas raízes, contar sempre com o favor de um grande amigo e evoluir brotando novas folhas! 

Laroyê exu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios