Pular para o conteúdo principal

FALSOS XANGOS? NEM TODA GORDINHA (O) É DE XANGO!

INTRODUÇÃO



Ser filho (a) de um orixá é uma grande honra, dádiva e missão. Somos escolhidos por eles e com isso, sua irradiação passa a ser presente em nossas vidas. A identificação do orixá varia de casa para casa, no geral: pode ser dado pelos dirigentes da casa, pelo jogo de búzios, por cartas e outras formas de confirmar o sagrado. 

No meio do caminho há alguns equívocos como acreditar que só porque a (o) médium é obesa ou está com sobrepeso, ela (e) é de Xango. Nos comportamos de determinada maneira e adquirimos certas características de personalidade por influência do orixá, mas isso não quer dizer que tudo é culpa dele, pelo contrário, o Orixá quem nos dá força para evoluirmos.

A energia que um Orixá emana e coincide com a forma de ser, de se comportar, de personalidade de uma pessoa está ligada ao seu "arquétipo".  

O QUE É ARQUÉTIPO?
É o tipo de personalidade, traço ou comportamento que uma determinada pessoa tem quando sob irradiação de um determinado Orixá. Dizemos que a pessoa que tem tal Orixá de cabeça tende a ser mais desta forma e menos de outra.

É claro que este assunto é muito amplo e polêmico, pois estas características ainda sofrem variações de casa para casa. Para saber mais sobre os arquétipos dos Orixás ou como são os filhos de cada Orixá Clique aqui!

COMO SÃO OS FILHOS E FILHAS DE XANGO?



Estrutural: Advogar, autocontrole, justiça, pensamento, reflexão, analise, relacionamento, determinação, paciência, persistência, criatividade, liderança, realismo, cultura, organização, senso político, responsabilidade, honestidade, ética, moral e nobreza.

Dinâmico positivo: Neutralidade, imparcialidade, senso de dever, exatidão, empatia, altruísmo, obstinação, democracia, capacidade para ouvir, organização, praticidade, honestidade e dignidade.    

Dinâmico Negativo: Obesidade, injustiça, preguiça, procrastinação, lentidão, introversão, medo (em especial da morte e lugares ligados a ela), fobias, canseira, vingança, infidelidade, meticulosidade, grosseria, ostentação e instabilidade. 

CONCLUSÃO

Sabemos que a maioria dos filhos de Xango são "cheinhos", mas isso não quer dizer que toda pessoa é de Xango porque é desta maneira. Conheço muitas pessoas que no seu dia-adia não tem nada haver com Xango, se comportam quase como uma Yemanja, um Oxumaré ou um Ogum e ganham cabeça de Xango por não serem magros. 

Um outro exemplo é que filho de Xango teme a morte, fica longe de cemitério e a filha que se diz de Xango não sai do cemitério. Ou Uma filha que sai da casa de santo e derrama toda sua INGRATIDÃO sobre seus irmãos, enfim, imagine alguém que de certinho na sua vida não tenha nada, usa a religião para seu egoismo, não paga as pessoas, é aproveitador, ou seja tudo o que é inverso de Xango, como pode ser filha (o) deste lindo e belo Orixá? 

Esse assunto dá pano para manga, ao querer saber qual é o Orixá da sua coroa, o primeiro passo é entender a doutrina da sua casa e como esse processo se dá. Não escolhemos o Orixá de cabeça por achismo ou porque achamos aquele mais legal que o outro. Um Orixá de cabeça é escolhido pela missão que você tem nesta vida. 

Um outro passo é observar se o que a gente faz no dia-a-dia, se a forma que nos comportamos tem de fato ligação com Orixá, caso contrário, pode ser feita uma coroa vazia e sustentada de aparência.  

INDICAÇÃO DE LEITURA DE ORIXÁS DE CABEÇA EM UMBANDA SAGRADA


 

CHARGES DE FACEBOOK QUE FAZEM PIADAS AO FATO DOS FILHOS DE XANGO SEREM GORDINHOS



Para ser filho de Xango não basta ter PESO, é preciso ser Justo. E quem é justo sabe a hora de reconhecer seus erros antes de querer apontar o do outro.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios