Pular para o conteúdo principal

ENTRANDO NO VESPEIRO, SE PREPARE PARA PICADA!

"Ao mexer com a rainha, prepare-se para a réplica dos zangões" - Exu Formiga



O Terreiro é um lugar santo onde cultuamos os Orixás. No caso da Umbanda, atuamos com atendimento espiritual em prol da assistência, amor e caridade. O terreiro assim como qualquer pessoa é alvo de demanda e para defender-se, um terreiro utiliza-se da força da sua casa, dos seus filhos e dos guias espirituais que eles o carregam.  

Vamos pegar como exemplo o terreiro Pena Verde, Pena Azul e Caboclo Flecheiro de Aruanda que fica na Rua Rio Verde, 743 - Freguesia do Ó (SP Capital). Nossas giras são às sextas-feira a partir das 20h e temos cerca de 25 filhos na corrente. O que isso significa?

25 Oguns
25 Caboclos de Oxossi
25 Boiadeiros
25 Baianos
25 Ciganos
25 Eres
25 Marinheiros
25 Pretos Velhos
25 Exus
25 Pomba-giras
25 Exu Mirins

= 275 Entidades, sendo que cada qual também tem seus soldados.

Isso sem contar que há alguns filhos que possuem mais que um exu, etc. Estamos querendo dizer que a força de um zelador de santo vem dos santos que ele zela. Cada pai ou mãe de santo é diretamente responsável por ter trazido seu guia em terra, por ter desenvolvido determinado médium, etc.

Quanto mais forte fica uma casa, mais forte fica o seu zelador. Quanto mais forte fica uma comédia, mais forte fica o zelador de santo. Por outro lado, quantidade não quer dizer nada sem qualidade, de forma que uma casa com 25 filhos se não forem doutrinados, disciplinados e comprometidos com sua religião, a casa estará fardada a sua ruína. 

Nossa casa foca constantemente o desenvolvimento dos filhos. O desenvolvimento tem duração de 2 anos com aulas teóricas e práticas, além de textos complementares, trabalhos nas matas, cemitérios, encruzilhadas, cachoeiras e outros pontos de força. 

Pai e mãe de santo é a pessoa que dedica grande parte do seu tempo a desenvolver os filhos e seus guias, como eterno agradecimento, podem ter certeza que estes soldados sempre atenderão os clamados destes pais, óbvio, se forem sempre merecedores, pois ser dirigente de terreiro não é cargo, mas um conjunto de atitudes diárias que fazem um formigueiro forte.  

Umbanda é coisa séria para gente séria (diz Alexandre Cumino e outros percursores de Umbanda). Umbanda tem fundamento e é preciso estudar. Umbanda exige preparo e disciplina. Por isso, antes de demandar carga a um terreiro, aos seus dirigentes ou filhos, verifique se está pronto para enfrentá-los.

"O que vem sem ser pedido, volta sem ser mandado" - Tranca Rua das Almas

Terreiro não é lugar de batalha espiritual por vaidade, mas infelizmente há pessoas que não honram as entidades que tem (ou dizem que tem). Se você tem algo contra alguma casa, siga sua luz, pois a luz de cada casa é dada por Oxalá, gostando ou não gostando, merecem nosso respeito. Devemos focar na proteção da nossa casa e não nos defeitos ou afrontas alheias. 

PONTO DE UMBANDA

 Não mexa em coisa sagrada
E não se intrometa com o que não conhece

Entrando a um templo de Umbanda
Com todo respeito faça sua prece

Concentre o seu pensamento
Nas coisas divina que estão no altar

Não mexa em coisa sagrada
Respeite a Umbanda de Pai Oxalá!

Quem quiser chegar até Zambi
Tem que ser da nossa Umbanda

Tratar sempre com respeito
Todo o povo de Aruanda

A missão de Zambi é grande
Para todos tem lugar

Nossas portas estão abertas
Para quem quiser entrar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios