Pular para o conteúdo principal

O QUE É REIKI? POSSO USÁ-LO NA UMBANDA?



INTRODUÇÃO

Reiki é uma terapia holística natural que parte da premissa que as mãos de um "Terapeuta Reiki" irradiam energias vitais do Universo (Rei) para estabelecer o equilíbrio da energia vital do cliente (Ki). O Reiki é uma modalidade de terapia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A prática do Reiki considera conceitos de Universo, Chacras, Energia, Áurea, Negatividade, Positividade, Meditação, Magnetismo, Concentração, Carma, etc. Neste sentido, pode facilmente ser confundido com práticas espíritas de mesa branca, Umbanda e até Candomblé. Todavia, o Reiki é uma modalidade de terapia e estas ultimas são religiões. 

FORMAÇÃO DE TERAPEUTA REIKI

Temos no Brasil a AMETEREIKI - Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki que regulamenta o exercício desta prática, inclusive em seu portal, eles disponibilizam muitos artigos, fundamentos da prática, orientações, etc. Muitas pessoas fazem cursos de Reiki, todavia, para ser reconhecido e poder se afiliar, é preciso que o Terapeuta esteja formado em Reiki II, pois o módulo I não o qualifica como terapeuta. O curso de Reiki estuda todos os pontos de energia do corpo fundamentados em pesquisas e conhecimento acumulado, dando ao aluno informações exatas e conscientes de onde atuar, como por exemplo:



Para profissionais e instituições que dão cursos de Reiki, os certificados devem apresentar os requisitos básicos de identificação do Mestre emissor e/ou da entidade emissora: CNPJ, endereço, site, nome do mestre com assinatura e carimbo, data da iniciação. O certificado de Mestrado deve ter o Histórico Escolar no verso. Não pode constar mais de um nível em um certificado. A Associação oferece, a seus mestres filiados, certificados com Histórico Escolar em todos os níveis com objetivo de manter a qualidade da formação do profissional e, portanto, a qualidade do serviço à sociedade. 



A Associação recomenda que os terapeutas de Reiki não usem "Apometria" (uma outra modalidade de manejo e cura energética) e nem usem a técnica se passando por espíritos incorporados. Por ser uma modalidade científica de terapia, ela se baseia em dados empíricos enquanto que as religiões ficam mais no campo da fé. No Reiki a cura é por exatidão e pesquisa. Na religião a cura é pelo mistério do guia e pela fé e merecimento do consulente.  Para maiores informações sobre a formação de Reiki acesse http://ametereiki.com.br/.

BENEFÍCIOS DO REIKI

Entre os benefícios da terapia Reiki, destacam-se:

- Controle do estresse;
- Limpeza do campo energético, chacras e áurea;
- Alívio de dores física e mental;
- Purificação de ambientes;
- Auxílio no processo de recuperações diversas;
- Auxílio no fortalecimento do sistema imunológico;
- Atua no manejo de emoções e estados psicológicos;
- Etc.

REIKI É RELIGIÃO?

Não. Reiki faz parte da medicina oriental e no Brasil está entre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Pública. Trata-se de uma terapia holística transmitida pelas mãos, vinda do Tibete, levada para o Japão através do Mestre Mikao Usui. Do Japão veio para o Havai (Hawaii) através da Mestra Hawayo Takata. Do Havai se espalhou pelos Estados Unidos e pelo mundo pelo alunos da Mestra Takata. Não tem vínculo algum com religião embora tenha conexão com o sagrado porque tudo é sagrado/divino. 



A terapia é constituída de quatro níveis, todos eles com iniciações (Reiju) presenciais, curso teórico e prático, e com prazo entre um nível e outro. Não tem nada a ver com mistificação e não é corruptível, isto é, ninguém reinventa, portanto, não se deixe iniciar por ”sistemas” inventados como Osho, Kahuna, Essencial. Reiki não tem nada a ver com “fluidos vitais”, “ectoplama”, “bons fluídos”. Reiki não é fluido. Não é denso como a energia canalizada entre espíritos e médiuns-espíritas, que alguns autores tentam confundir os leitores a esse respeito. Para entender as diferentes formas de energia, leia o artigo neste site chamado “Qi, Chi, Ki ou Prana?” no portal http://ametereiki.com.br/.

REIKI É MAGIA?



Não, nem é espiritismo. É um conhecimento milenar contido na Medicina Tradicional Oriental, com registros no Tibete que datam do Século VII, passado de mestre para aluno, de mão em mão, através de iniciações presenciais, por mestres credenciados. Não tem a menor conexão nem pode ser utilizada pela magia porque os símbolos Reiki são codificados seguramente em forma de portais e não podem ser alterados nem manipulados para trabalhar com os anjos caídos, devotos da magia. 

POSSO UTILIZAR O REIKI NA PRÁTICA UMBANDISTA?

A Associação AMETEREIKI esclarece que não há nada contrário em um Mestre Reiki fornecer cursos nas instalações de um Centro Espírita (Umbanda, Mesa Branca, etc) ou de uma Igreja Católica, ou qualquer outra que seja. Porém, deixa clara que os cursos de Reiki só podem ser ministrados por mestres credenciados e não por pessoas incorporadas ou que nunca tenham sido iniciadas nos procedimentos teóricos e acadêmicos desde o nível um até o mestrado em Reiki. 



O que não apoia de forma alguma é que alguém receba um espírito, seja onde for e de qual linha for, e esse espírito queira iniciar pessoas em Reiki. Os Centros Espíritas aplicam passes magnéticos e estes assim como a "Apometria" NÃO PODEM SER CONFUNDIDOS COM Reiki. São energias diferentes e não podem ser confundidas. Quem confunde isso geralmente tem uma péssima formação religiosa e uma frágil formação em Reiki, não sabe o que está fazendo e pode colocar em risco a qualidade do serviço prestado.

AUTO TRATAMENTO REIKI

Terapeutas Reiki podem aplicar técnicas em si mesmos e/ou ensinar pessoas a autoaplicarem em si mesmas dependendo da intensidade da terapia.



Esta foto é meramente ilustrativa, pois os exercícios de Reiki estão longe de serem ensinados em um artigo de internet. Eles precisam ser passados, ensinados, avaliados e acompanhados por um terapeuta devidamente formado. Trouxemos este exemplo para ajudar a diferenciar o PASSE DE UMBANDA x REIKI. Em um terreiro, dificilmente o guia vai ensinar um consulente a ministrar o auto-passe, até por que a premissa da Umbanda parte do conceito de incorporação para poder ministrá-lo enquanto o Reiki parte da premissa de uma formação teórica sólida e uma associação a um órgão regulamentador. 

COMPREI UM LIVRO SOBRE REIKI, POSSO TRABALHAR COM A TÉCNICA?

Não. A prática é muito mais complexa do que um livro e exige a associação e formação como explicamos no início do texto. Os símbolos só funcionam com quem é iniciado presencialmente por um mestre iniciado. O sistema foi criado assim para evitar a distorção da ciência e/ou a perca de qualidade no repasse da técnica, dificultando ainda que alguém pudesse modificá-lo. A AMETEREKI  não aprova a publicação dos símbolos nem o uso decorativo deles. Lembre-se que a profissão é legalizada e a lei pode ser aplicada contra quem infringir as regras, porque a técnica já é caracterizada como de utilidade da saúde pública. O livro é como um carro parado sem motorista habilitado e para dirigi-lo, precisa de habilitação.

REIKI NA TERAPIA COM ANIMAIS

Tanto com os seres humanos quanto com os animais, a técnica de Reiki emprega o conceito de Chacras para entender, diagnosticar e atuar em prol daquilo que o consulente precisa: 



Com os animais, não é diferente, porém de acordo com cada animal, o Reiki tenta mapear, identificar e ensinar onde, como e de que forma se aplica a técnica em determinado corpo e matéria:



CONCLUSÃO

Reiki é uma coisa e Umbanda é outra. A Associação de Mestres e Terapeutas Reiki não reconhece, não aconselha e não recomenda que misture a técnica em ritos religiosos pois ela não é uma religião. O Reiki pode ser ASSOCIADO como terapia a um ou outro caso específico de saúde, porém, como técnicas independentes, ou seja, posso estar fazendo tratamento na Umbanda por estresse e paralelamente estar fazendo Reiki para o mesmo objetivo, mas não posso dizer que faço Reiki dentro da Umbanda ou Umbanda dentro do Reiki.

Caso você encontre Umbandistas fazendo Reiki em giras e ritos de Umbanda, cabe as federações a fiscalização e denúncia. Caso encontre terapeutas Reiki ditos como "Incorporados" ou misturando religião com a prática, cabe a federação de Mestres e Terapeutas Reiki a fiscalização, denúncia e apuração.

Tanto a Umbanda quanto o Reiki tem fundamentos e é preciso estudar. 

Comentários

  1. no mapa nao vi cura ou melhora dos rins mostrar

    ResponderExcluir
  2. quando digo ,digo la no mapa dos pes

    ResponderExcluir
  3. como adquirir as palmilhas para os pes e o preço mais orientaçao

    ResponderExcluir
  4. quando digo ,digo la no mapa dos pes

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, eu particularmente acho qu pessoa de umbanda ou religião similar, não deveriam ser henriquinos pois acabam s, sem querer, misturando as coisas principalmente pela grande fé que eles tem no espiritismo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios