Pular para o conteúdo principal

QUIZ UMBANDA: COMO ESTÁ SEU CONHECIMENTO BÁSICO?

Neste artigo apresentaremos um "Quiz" que foi aplicado no grupo de estudos "Caboclo Pena Verde, Pena Azul e Caboclo Flecheiro de Aruanda" em que pessoas e médiuns (SP) se reuniram para se aprofundar em aspectos básicos do repertório mediúnico de quem está iniciando na Umbanda. Um exemplo prático que serve de modelo para conduzir o desenvolvimento mediúnico tradicional (dentro de casas de Umbanda) ou em caráter de "Grupo de estudos". Vamos conferir?



HISTÓRIA DA UMBANDA

No encontro de número 1 do grupo, estudamos o texto “História da Umbanda” que exemplifica o surgimento da Umbanda na figura do Caboclo “Sete Encruzilhadas”. Sobre o recorte do texto abaixo responda a alternativa correta.

“Se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios, devo dizer que amanhã estarei na casa deste aparelho, para dar início a um culto em que estes pretos e índios poderão dar sua mensagem e, assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem saber meu nome que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim”

A (     ) A Umbanda é a religião em que espíritos atrasados sem espaço nos trabalhos de mesa branca podem atender seus consulentes.
B (    ) A Umbanda é a religião em que espíritos prostram-se de forma humilde análogos a índios, pretos velhos, outros para atender pessoas independente de sua classe social, raça, cor, vocabulário, etc. Como diz o próprio caboclo “Sete Encruzilhadas” não há caminhos fechados. A caridade é prestada qualquer um que a procurar.
C (      ) A Umbanda ficou mau falada pois Sete Encruzilhada é nome de Exu e duvidaram da mediunidade de Zélio que afirmava estar incorporado em caboclo. Os médiuns de mesa branca identificando a então chamada “marmotagem” colocou-o para fora dos trabalhos.
D (         ) O culto nesta época era exclusivo para atendimento de negros e índios recém escravizados. A Umbanda desmembrou-se da mesa branca, pois este era culto de homem branco. 

Link do texto estudado: http://baianojuvenal.blogspot.com.br/2015/03/inicio-da-umbanda.html

RESPOSTA CORRETA: "B". Independente de classe social, a Umbanda deu inicio na figura de espíritos como índios, pretos velhos e afins, o que não significa que são menos evoluídos do que os espíritos que descem em centros espíritas de mesa branca. A Umbanda foca a caridade, o amor e os ensinamentos de Oxalá, tudo que fugir desta estrutura está se distanciando do que realmente é "Umbanda". O Texto do caboclo 7 encruzilhadas na figura de "Zélio de Morais" tem muito a contribuir sobre "fundamentos de Umbanda", vale muito apena lê-lo.  

UMA BANDA OU VÁRIAS BANDAS?

No encontro de número 2, estudamos de onde a Umbanda bebe seu conhecimento, neste sentido é correto aformar:

A (      ) Catolicismo, Candoblecismo, Cultos Indígenas, Evangélio e Espiritismo
B  (       ) Catolicismo, Candoblecismo, Cultos Indígenas e Budismo
C  (       ) Candoblescismo, Espiritismo e Cultos Indígenas
D  (       ) Nenhuma das alternativas, a Umbanda originou-se fundamentalmente independente. 

RESPOSTA CORRETA: "A", embora a Umbanda não seja derivação de nenhuma religião e de ser uma religião 100% Brasileira, ele traz fundamentos oriundos do Catolicismo (cincretismo religioso, rezas, quaresma, etc), do Candoblecismo (Orixás, entregas, forças da natureza, etc), dos Cultos Indígenas (Ervas, simpatias, manuseio de forças da natureza, etc), do Evangélio (Bíblia, ensinamentos de Jesus na figura de Oxalá, prática da caridade, etc) e do Espiritismo (Encarnação, carma, lei do retorno, etc). Não é "feio" aproveitar conceitos e práticas do que a religião alheia tende a oferecer, respeito e reconhecimento em primeiro lugar, todavia, é preciso ter bem claro o que delas é aceito na Umbanda para que a prática não vire a famosa "salada mista". Umbanda é fundamento e é preciso estudar!

MEDIUNIDADE CONSCIENTE X INCONSCIENTE

No encontro 3 ao estudarmos o tema “Mediunidade consciente x inconsciente” descobrimos que a incorporação pode ser consciente, inconsciente, parcial, transitória entre estes estados e mista de acordo com cada situação e/ou necessidade do guia para com seu consulente. Há pessoas que acham uma ou outra importante, enquanto há autores que acham que as duas são importantes. Na sua opinião, qual é o melhor tipo de incorporação e porquê? Justifique sua resposta.

Link do texto estudado: http://baianojuvenal.blogspot.com.br/2015/02/medium-consciente-x-medium-inconsciente.html 

RESPOSTA CORRETA: Foi-se o tempo das incorporações 100% inconsciente, hoje em dia são raríssimas as incorporações em que o médium não se lembra de absolutamente nada. O importante é salientar que não existe uma incorporação melhor do que a outra, o que determina a qualidade do atendimento espiritual são as suas atitudes e a sua conexão com o guia. Se você for um médium doutrinado, respeitoso as regras da casa onde atua, dedicado a cuidar e conversar com seus guias, fazer seus banhos, preceitos e honrar os Orixás, há grande chances do seu atendimento ser de grande qualidade independente de ser consciente ou inconsciente. 

REZAS, PRECES E INTERCESSÕES 

No encontro de número 4 “Rezas, preces e oração”, foi debatido e treinado o conceito da prece de abertura, a prece de fechamento, a prece do coração, a prece de combate a obsessão e a prece de intercessão. Diga nas suas palavras qual é a diferença entre a prece de desobsessão x prece de intercessão.

Link do texto estudado: http://baianojuvenal.blogspot.com.br/2015/04/rezas-oracao-e-benzimentos-dentro-da.html 

RESPOSTA CORRETA: Prece de desobsessão é aquela que repreendemos um espírito de baixa luz seja dentro do terreiro ou em um trabalho particular afim que ele deixe de ser obsessor de uma pessoa. Já a prece de intercessão é quando entramos em oração para uma pessoa que não necessariamente está presente no terreiro, momento em que precisamos interceder por ela onde quer que ela esteja.

O CONCEITO DE BIOPSICOSOCIOESPIRITUAL NA UMBANDA

No encontro número 5, foi discutido a noção de "Biopsicosocioespiritual" de atendimento na Umbanda. O que você gravou, fixou ou entendeu sobre este conceito?

Link do texto estudado: http://baianojuvenal.blogspot.com.br/2015/05/o-conceito-biopsicosocioespiritual-de.html

RESPOSTA CORRETA: Entendemos que o consulente que procurar ajuda em nossa corrente ou junto aos nossos guias deve ser respeitado em sua totalidade: limitações biológicas (BIO), psicológicas (PSICO), sociais (SOCIO) e espirituais (ESPIRITUAL). Nâo deve sair ruim das giras e um fator não pode entrar em conflito com o outro, como por exemplo, fazer um trabalho de amarração ("Vontade psicológica") e colocar em risco o aspecto social (Prejudicar outras pessoas). 

INTUIÇÃO X ADIVINHAÇÃO

No encontro 6 estudamos o tema “Intuição” onde aprendemos que é possível desenvolvê-la através de técnicas. Aprendemos que o guia utiliza da matéria para dar o seu atendimento, ou seja, que matéria desleixada que não estuda, que não se cuida tende a passar mais na frente dos seus guias do que aqueles que levam a mediunidade a sério. Sobre o recorte do texto responda a questão:

“Guias em terra que chegam e bebem da matéria a intuição melhor lapidada e apurada, tendem a acumular mais filas de consulentes do que outros que travam a língua e não conseguem se quer dizer uma palavra de conforto a quem visita o terreiro. A Intuição é a habilidade básica do médium que atua com passe e consulta, pois é através do NÃO DITO que vem o que precisa ser DITO. Não devemos confundir intuição com adivinhação! Adivinhação subentende-se como prever o futuro (antecipar algo que ainda não aconteceu e dependendo do presente, talvez nem venha a acontecer no futuro previsto) e intuir significa sentir algo, coisas, nuanças que estejam no ar. É a arte de ler aquilo que os olhos não estão vendo em um primeiro momento.”

Explique com suas palavras a diferença entre intuição x adivinhação.

Link do texto estudado: http://baianojuvenal.blogspot.com.br/2015/04/o-que-e-intuicao.html

RESPOSTA CORRETA: Intuição não pré-supõe raciocínio lógico, colocamos em prática o que sentimos no momento. Já as artes de adivinhações existente se baseiam em estudos: astrologia, quiromancia, cartas, runas, leitura de mãos, etc. Intuir é o ato de aflorar uma habilidade mediúnica que nos foi dada para sentir, dizer e orientar aquilo que o consulente precisa. Já adivinhar é uma técnica que pode ou não fazer parte dos ritos de Umbanda, porém necessita de muito estudo e dedicação, tal como tudo que fazemos em prol dos nossos guias e Orixás.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios