Pular para o conteúdo principal

ADMINISTRAÇÃO DE TERREIRO: MISSÃO, VISÃO E VALORES

Toda organização, seja ela uma empresa pública, privada, mista, uma ONG (Organização sem fins lucrativos) ou uma instituição religiosa tem em sua estrutura um objetivo de ser, o "por quê" de sua existência, etc. Esta "missão" acompanha uma "visão" e uma série de "valores comportamentais" dos quais todos os seus frequentadores devem estar alinhados para fomentar a sua existência, permanência e crescimento. Este é o sucesso de grandes empresas, de grandes Ongs, Grandes seitas e templos religiosos.



MISSÃO  

Nas empresas ela representa a maneira pela qual a organização enxerga o seu negócio. Já em um terreiro ela ilustra "Por que o terreiro existe"? Em geral, ela deve ser clara, sucinta e diretiva. Deve responder o que o terreiro faz, para quem faz e porque faz. Por exemplo, a "Missão" DO TERREIRO DE UMBANDA SAGRADA CABOCLO PENA VERDE E FLECHEIRO DE ARUANDA (SP) É:

"Fundado para prestação da caridade através do fornecimento gratuito de serviços espirituais e comunitários que de alguma forma possa trazer benefício biopsicosocioespiritual a seus consulentes, amigos e familiares"

A missão orienta seus membros sobre por que eles estão ali reunidos gira a gira. Ela garante que todos estejam empenhados no mesmo propósito tenha seu terreiro um, dois ou mil médiuns. É assim que as igrejas evangélicas estão fomentando seu crescimento: com práticas de administração e gestão. Diferente das igrejas, a Umbanda não tem a prática de cobrar o dízimo, neste sentido, o aspecto financeiro da gestão é administrado de forma diferente: alguns terreiros cobram mensalidade de seus filhos, outros passam cestinhas e pedem doações. Cada terreiro é único e deve achar a sua forma de manter sua missão acessa. 

VISÃO

Terreiros assim como empresas se não tiverem uma visão, estão fardados a fechar, falir ou encerrar suas atividades. A "Visão" descreve o futuro desejado para aquela empresa, ong ou instituição religiosa. Ela deve dizer onde "queremos" chegar. A Visão DO TERREIRO DE UMBANDA SAGRADA CABOCLO PENA VERDE E FLECHEIRO DE ARUANDA (SP) É:

"Tornar-se um terreiro de referência junto a comunidade, federações espíritas, médiuns e seus frequentadores".

A Visão é o texto que garante que todos os seus membros estejam alinhados para com o que o terreiro quer se tornar. Muitas empresas e terreiros se perdem após a abertura pela falta de visão. Acabam distanciando-se do que nasceram para fazer e/ou do que queriam se tornar. 

VALORES

Valores representam o conjunto de comportamentos básicos que pessoas (da base aos líderes e dirigentes) dentro de empresas, ong ou instituições religiosas devem ter para garantir o cumprimento da Visão e da Missão. Por exemplo, NO TERREIRO DE UMBANDA SAGRADA CABOCLO PENA VERDE E FLECHEIRO DE ARUANDA (SP), os valores de conduta são:

- Orientação para o cliente: Valor que ligamos a OXALA. No nosso terreiro não é permitido que o médium tenha preferência de consulentes. Não é permitido distinção de raça, cor, sexo, opção sexual, etc. Aos olhos de Oxalá, todos que buscam um terreiro merecem atendimento (por isso chamamos de "Orientação para resultados").  

- Orientação para Resultados: Valor que ligamos a OGUM. No nosso terreiro todos os médiuns devem focar resultados, devem se esforçar para atender o consulente dentro da esfera "Biopsicosocioespiritual", em outras palavras, garantir que ele saia bem da casa dentro dos aspectos que competem a um atendimento espiritual. 

- Ética e Profissionalismo: Valor que ligamos a XANGO. Em nosso terreiro não é tolerado ações anti-éticas, fofoca, brigas, etc. Problema este, que é encontrado em várias casas da Umbanda. É muito feio filhos que se reúnem para prestar a caridade, que se intitulam médiuns propagarem a briga dentro e fora de suas casas.

- Trabalho em equipe: Valor que ligamos a YEMANJA, a mãe de todos. Na nossa casa, todos os membros são cobrados de trabalho em equipe, seja nas funções administrativas até a divisão da limpeza. Acreditamos que a soma do todo é muito maior que a soma das partes isoladas. 

- Qualidade: Valor que ligamos a OXOSSI. Pai Oxossi rege o trono do conhecimento. Umbanda é fundamento e é preciso estudar a vida toda com os livros e com os guias! Em nossa casa não aceitamos uma formação mediúnica rala ou superficial. O valor da Qualidade exige que o médium honre e se dedique a sua formação mediúnica constantemente.

- Auto-gerenciamento: Valor que ligamos a OXUM. Este valor exige que o médium cuide da sua vida antes de querer falar da vida do outro. Ele exige que o filho olhe apenas a sua evolução, as suas qualidades e os seus defeitos, que faça a sua parte, que se concentre mais em si, do que em falar do outro. 

- Responsabilidade: Valor que ligamos a YANSA. Tal como a força do vento, no nosso terreiro tarefa dada é tarefa cumprida. O valor de responsabilidade faz com que o integrante se comprometa de forma madura com tudo aquilo que lhe foi confiado.

CONCLUSÃO

Se você é dirigente de terreiro e ainda não tem claramente definido a sua missão, visão e valores, convidamos-o para esboçar um texto fundamentado sobre isso para que experimente como ficará mais fácil fazer a gestão de pessoas, gestão financeira, gestão da imagem do seu terreiro, etc.

Missão, visão e valores garante de uma forma clara e sucinta o que esperamos das pessoas. Não é por que é uma casa de caridade que ela não tem liderança, dirigência e ordem. Muitas vezes pessoas que não são dirigentes tentam falar por eles, principalmente quando estes tem dificuldade de falar em público, ou já são mais idosos, etc. 

Ter uma missão, visão e valores garante que a essência do terreiro seja a mesma para todos. Ela garante e delimita o que passa a ser certo e errado dentro de uma casa. Ela tira do subjetivismo e traz a tona a vontade do dirigente sobre a existência daquele chão. Ela dá ao médium o livre arbítrio de saber se ali é ou não o chão para o seu perfil pessoal e espiritual. Ela dá a assistência a clareza do que podem obter de serviços e conduta durante o atendimento. Ela fomenta o desenvolvimento mediúnico e comportamental das pessoas.

DIRIGENTE!!! Faça sua missão, visão e valores! Garanta que seu chão terá diretrizes claras sobre o que se espera daquele lugar e daquelas pessoas. Evite bagunça e falta de comunicação. Diz um velho ditado popular: "O que é combinado, não sai caro"!
      

Comentários

  1. Boa tarde!!

    Estou confusa com a distribuição das velas na mandala da justiça.
    Poderia me orientar?
    Agradeço
    Linda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios